O que fazer se você perder seu passaporte no exterior?

Dirija-se imediatamente à polícia local e faça um boletim de ocorrência. Acesse o site do Portal Consular, do Itamaraty, preencha o formulário online de solicitação de passaporte e leve-o junto com o BO até o consulado ou embaixada brasileiros no país em que estiver para emitir um novo documento. Se a cidade tiver tanto embaixada quanto consulado brasileiros, caso de Buenos Aires, por exemplo, prefira o consulado. O passaporte novo vem zerado, ou seja, todos os vistos que você tiver no documento extraviado se perdem, o que pode atrapalhar se você pretendia continuar a viagem para outros países. O prazo para a emissão costuma variar de sete a dez dias úteis.

Se o voo de retorno ao Brasil estiver marcado para antes do término do prazo do consulado, em alguns países você pode solicitar a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil, conhecida como ARB. Tem caráter emergencial, fica pronto em até três dias úteis e permite ao seu titular apenas uma viagem direta ao Brasil. Se você quiser continuar a viagem para outros países ou se tiver que fazer escalas ou conexões para retornar ao Brasil, vai precisar esperar o passaporte ficar pronto.

Em casos de emergência em que não seja possível acionar o consulado brasileiro do país, vale entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores (MRE-Itamaraty) por telefone (61/8197-2284 ou 61/2030-6456) ou email (dac@itamaraty.gov.br).


Outras postagens