Como lidar com o cancelamento de viagem

Infelizmente muitos estão tendo que lidar com a frustração ou até mesmo a confusão de ter que adiar ou cancelar uma viagem. Muitas situações não podem ser controladas, como a que está acontecendo agora por causa do Coronavírus, porém existem maneiras de resolver os cancelamentos e adiamentos e separamos algumas dicas para vocês.

Documente tudo

  • Guarde todos os comprovantes de pagamento, desde as passagens, até os ingressos e pacotes de passeios já pagos. Tenha sempre em mãos os recibos e contas detalhadas de todas as despesas.
  • Guarde ou tire cópia do seu comprovante de férias emitido pela empresa.
  • Adquira todos os documentos que comprovem a sua real necessidade de cancelar uma viagem. Como laudos médicos, documentos jurídicos, entre outros de acordo com os itens que constam na cobertura do Seguro Viagem.
  • Solicite uma carta da companhia turística/aérea ou uma fatura detalhada do agente de viagens indicando os valores não reembolsáveis.
  • Guarde os comprovantes das devoluções de reembolso já recebidas pela companhia turística/aérea.

No caso das passagens aéreas, segundo matéria da Folha de São Paulo em 14 de março, "o Ministério Público Federal (MPF) chegou a recomendar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a adoção de um ato normativo que assegurasse aos consumidores a possibilidade de cancelamento, sem taxas, de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pela Covid-19. Para o MPF, a exigência de tarifas e multas em situações como a atual, de emergência mundial em saúde, é prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor –– entende ainda que passagens compradas até 9 de março, com partida de aeroportos do Brasil, teriam direito a ressarcimento ou a remarcação, num prazo de até 12 meses."

Cada caso é um caso e precisa ser analisado junto aos fornecedores, agências de viagens, companhias aéreas e hotéis ou sites de hospedagem por isso recomendamos, primeiro, calma e segundo que tenha paciência para lidar com a situação da melhor forma. A maioria dos serviços estão oferecendo condições de adiamento e cancelamento para todos que estão tendo que passar por esses processos.

Para o caso de consumidores e empresas não chegarem a um acordo, mesmo após reclamações junto ao Procon ou à plataforma www.consumidor.gov.br, a alternativa nesses casos é judicializar a reclamação para tentar obter o ressarcimento.

A Brasil Tropical | Agência de Turismo em Criciúma fica a disposição para quaisquer esclarecimentos, de clientes ou não clientes, e fica na torcida para que em breve possamos retornar normalmente os nossos serviços e apresentar muito mais destinos e opções para a sua tão sonhada viagem.

Por ora, se cuidem, lavem as mãos e fiquem em casa!

Fale com nossa equipe e teremos o maior prazer em ajudá-lo!
 
Atendimento online
(48) 99146-8084
(48) 99919-1918

Emails
marcos@brasiltropical.tur.br
financeiro@brasiltropical.tur.br
 

Outras postagens